A assessoria artística com Barbara Araujo é um convite à invenção!

“A improvisação me interessa como o lugar do encontro de um objeto estrangeiro, exterior ao jogador, com o imaginário deste. Ela provoca o sujeito a reagir, seja no interior da proposta que lhe é feita, seja em torno da proposta, explorando amplamente a zona que se desenha para ele, segundo o modo como sua imaginação é convocada. Não se trata de criar uma hierarquia, salientando que o objeto exterior (trata-se de uma situação, de um espaço, de um texto, de uma música) tem mais ou menos importância do que a imaginação do improvisador, ou que o sujeito fará aparecer sentidos totalmente inovadores durante a experiência. Aposta-se, antes de mais nada, na confrontação entre proposta e o sujeito, num determinado momento de sua experiência.” (Jean-Pierre Ryngaert)

 

Uma proposta de trabalho junto à equipe pedagógica é desenhada a partir da necessidade do grupo. A proposta é criar um ambiente onde possamos experimentar o estado artístico e inventivo a partir de temas e questionamentos diversos a partir de uma seleção de exercícios e práticas nos permitam avistar o modus operandi da criação artística.

Há quase 10 anos desenvolvo um trabalho junto a equipe do Inglês Vera Cruz, em São Paulo, de assessoria para o Projeto Drama Festival.

Além desta assessoria, desenvolvi dois trabalhos pontuais na escola Stance Dual. O primeiro foi com a equipe da Educação Infantil explorando o mundo do improviso a partir do livro “Unscripted Learning”. O segundo, com a equipe do Fundamental II, a proposta foi trabalhar a “escuta ativa” a partir do estado de presença do artista com jogos de percurssão corporal e elementos da performance inspirados, em especial, pela artista Mariana Abramović.

A intenção destes encontros é, para além de provocar o olhar dos professores acerca do tema/questionamento escolhido, criar um ambiente onde possamos experimentar a arte como uma perspectiva de aprendizagem. Colocar em movimento olhares, corpos, escutas, corações e espaços internos criando estados que nos liberem de nossos hábitos cotidianos e nos lancem para um estar brincante… inventante… artístico.

Depoimentos

“O encantamento de quem encontra a Babi pela primeira vez é resultado do bom humor que ela traz para seu trabalho de performing arts nas escolas. Logo, porém, fica evidente que por trás dessa aparente leveza tem muito estudo, preparo técnico e intencionalidade. Já a vi colocar 30 adolescentes no palco se apresentando em inglês e liderar oficinas de teatro como ferramenta para professores com a mesma dedicação e talento. Ela consegue resultados com alunos e professores que vão muito além da ‘aula de teatro’. É sempre um prazer e um grande aprendizado trabalhar com a Babi.”

Michelle Perego, professora de inglês da escola Vera Cruz.

 

“Barbara Araujo has inspired our teachers to be more imaginative and creative through her professional development workshops. She presented a workshop on active listening utilizing performance and body percussion with our middle school teachers and a workshop on improv techniques with preschool teachers. They were fun, joyful experiential and participatory learning experiences!”

Sarah O. Weiler, Head Teacher Stance Dual Bilingual School (São Paulo, Brazil)