Barbara Araujo
Mestre de Cerimônia
Sou invadida por memórias da infância brincando de ser apresentadora (de TV, de rádio, de shows). Sempre adorei brincar de apresentar o outro. Escutar as histórias e criar em cima é uma das minhas paixões.
Lembro de um jantar-cabaré organizado pelo Grupo Teatro de Narradores… Além de cantar ao lado de uma grande ídola (Cida Almeida), fui encarregada por apresentar os grupos convidados. Não havia um roteiro fechado, apenas uma ordem de apresentação. Então, um pouco antes de cada grupo fazer sua performance, eu conversava rapidamente com os integrantes e improvisava uma fala. A sensação era de estar em casa. Como se tivesse feito aquilo a vida inteira.
Em 2017 fui convidada para substituir a Mestre de Cerimônias no dia de abertura do SiaParto (Simpósio Internacional de Assistência ao Parto). Foi um dia intenso em que fui invadida por uma alegria profunda. Recebi o roteiro detalhado, mas havia brechas para improvisar canções e paródias. Assim fiz. Inventei e compus a partir do olho a olho com a plateia.
“Barbara provavelmente nasceu mestre de cerimônias. A intimidade com que interage com pequenas, médias e grandes audiências, a espontaneidade com que improvisa em qualquer necessidade e sua capacidade criativa mostram que ela nasceu para isso.
O palco é sua casa, e seu corpo sua mobília, sua voz é a arte. De um lado para o outro vai tecendo palavras, gestos, e trazendo para o público o melhor que o nosso evento tinha a oferecer.
Sem dúvida alguma eu a chamarei para todo e qualquer evento que eu venha a produzir.” Ana Cristina Duarte, idealizadora do SiaParto (Simpósio Internacional de Assistência ao Parto).
Mestre de Cerimônia
Em 2018 fui a Mestre de Cerimônias dos três dias de Simpósio. E, desta vez, além de compor junto ao roteiro, criei a partir de textos da roteirista sketches teatrais.
Meu trabalho como Mestre de Cerimônias não se limita em anunciar a programação tendo em mãos o roteiro do evento. Como atriz e palhaça desenvolvi técnicas de improviso profundas e, ao anunciar a programação lanço mão de falas, canções e gestos de acordo com a reação da plateia. Assim, é um trabalho único e inventivo!
“Barbara infuses with a sassy joyfulness that makes us laugh long, and women strong. Please don’t miss the miracle Barbara adds to your event.”
Gail Tully, Speaker at SiaParto and receiver of great delight from watching many many performances of Barbara!
“Como roteirista do SiaParto, em 2018, tive a oportunidade de escrever falas para Barbara. Então, nosso primeiro contato se deu assim: palavras minhas para o corpo dela. E eu, que sabia nada de Barbara, que nunca a tinha visto, fui surpreendida pela força cênica de uma atriz doada, comprometida com o trabalho em conjunto, disponível e – ainda mais importante – inventiva. O que foi interpretado não era meu. Meu texto. O que vi no palco não eram minhas palavras anunciadas, mas o trabalho bárbaro de quem se sabe um talento. Desdobrando-se, refazendo-se, livre. No palco, livre. Chorando, gargalhando, cantando. Barbara é um espetáculo de bolso.”
Maria Ribeiro, escritora e pesquisadora.